Reuniões bimestrais com familiares (período noturno)- 30 minutos por encontro:
- através de convite feito pela unidade escolar aos pais e responsáveis pelo aluno com N.E.E. e/ou deficiente;
- cativar e acolher os pais e responsáveis para que se sintam seguros e assim possam entender e apoiar o processo de inclusão, bem como as atitudes pedagógicas e sociais da escola;
- oferecer um horário alternativo visando atingir uma maioria.
- temas propostos: o que é inclusão e quem faz parte desse processo; a inclusão na escola; comprometimento e freqüência nas reuniões; o que e como exigir da escola; como acompanhar o desenvolvimento do filho; o que esperar do seu aprendizado; como ajudá-lo pedagogicamente; que tipo de aprendizagem é necessário ao filho; a inclusão no ambiente familiar; como tratar os próprios filhos com deficiência; o próprio preconceito e o da sociedade; como tratar os demais deficientes; entre outros.
- participação dos profissionais da equipe gestora da escola (diretores, vice-diretores, orientadores educacionais, secretários);
Reunião de orientação com professores (período noturno)-04 horas por encontro:
- mostrar aos professores o quê e como ensinar alunos com N.E.E., bem como a expectativa dos pais;
- temas propostos: o contato com os familiares, a recepção dos alunos e o que se esperar deles, o desenvolvimento dos conceitos pedagógicos, priorização dos conteúdos mais apropriados e eliminação dos desnecessários ao momento, adaptação de material, importância e forma mais adequada de registros; entre outros.
ou
Reuniões mensais de orientação com professores (período noturno)-02 horas por encontro - total: 10 encontros
- temas propostos: o apoio da família, a recepção dos alunos e o que se esperar deles, o desenvolvimento dos conceitos pedagógicos, quais atividades são as mais indicadas, adaptação e eliminação dos conteúdos desnecessários à realidade do educando, o mesmo conteúdo com estratégias diferentes, avaliação e reprova, adaptação de material, o papel de cada um no processo inclusivo, importância e forma mais adequada de registros.
Reuniões mensais com a equipe gestora (período noturno)-02 horas por encontro:
- temas propostos: o contato com os familiares, a recepção dos alunos e o que se esperar deles, realização de acompanhamento pedagógico junto ao professor, importância e forma mais adequada de registros, cadastro desses alunos, terminalidade específica, elaboração de relatórios avaliativos; o que o professor espera da equipe gestora e como esta pode contribuir no avanço pedagógico do aluno; orientações sobre o preenchimento das deficiências no PRODESP.
Plantões pedagógicos quinzenais (período noturno ou sábado)-02 horas por encontro:
- atendimento individualizado com os professores de sala regular, visando à apresentação de propostas de adaptações curriculares, levando-se em consideração as particularidades de cada caso.
- temas propostos: como analisar e registrar o desenvolvimento do aluno, como adaptar atividades específicas para o aluno citado.
Divulgação do processo de inclusão:
- divulgação e distribuição de materiais explicativos e de apoio, entregues durante os encontros com os professores e equipe gestora, que poderão atuar também como multiplicadores.
Informações sobre os valores de cada serviço pode ser consultado através do e-mail laura.greis@yahoo.com.br
CD Praticando a Inclusão:
1.1. Contextualização
1.2. Objetivo
1.3. Fatores que dificultam e impedem o
1.3. Fatores que dificultam e impedem o
processo
inclusivo
1.4. O papel de cada um
1.4. O papel de cada um
1.5. A escola real, a escola ideal e a escola possível
1.6. Como, quando, onde e porque incluir
2.
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
2.1.
Objetivo do processo de avaliação na inclusão
2.2.
Mitos da Educação Inclusiva
2.3. Estratégias de avaliação
2.4. Dúvidas e questionamentos dos profissionais da educação e formas de comprovação para reprova escolar de aluno com N.E.E.
2.4. Dúvidas e questionamentos dos profissionais da educação e formas de comprovação para reprova escolar de aluno com N.E.E.
2.5.
Modelos de registro
2.6.
Complemento de estudo
Apostila Praticando a Inclusão
Todo o material do CD, disponibilizado de forma impressa e encadernada, contendo 30 folhas tamanho A4.
Adorei a apresentação do material e gostaria de saber o valor dos materiais (explicativos, de apoio e a cartilha). Obrigado
ResponderExcluirmatheus_corisco@hotmail.com